Lisboa, 09 jul 2012 (Ecclesia) – A 70ª Congregação de procuradores da Companhia de Jesus, onde se reúnem 97 jesuítas de todo o mundo, realiza-se em Nairobi (Quénia) entre hoje e domingo.
É a primeira vez que uma Congregação de procuradores se realiza fora da Europa e a Província Portuguesa “será representada pelo padre Hermínio Rico, da Comunidade de Évora, responsável da Pastoral Universitária em Évora e professor de Teologia”, lê-se um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A Congregação de Procuradores, depois de ouvir a apresentação do padre Geral da Companhia de Jesus sobre o estado da congregação, “deve comentar esse relatório e pronunciar-se se deve ou não deve ser convocada uma Congregação Geral”, refere a nota.
A Congregação de procuradores “não tem poder de legislar, mas, se os membros o considerarem necessário, podem suspender decretos elaborados por Congregações Gerais anteriores, sendo esta suspensão válida até à Congregação Geral seguinte”, refere.
Convocada pelo padre Geral, de quatro em quatro anos, em Nairobi vão estar presentes 84 procuradores eleitos pelas províncias, sendo 7 de África, 14 da América latina, 18 da Ásia meridional, 7 da Ásia oriental, 29 da Europa e 9 dos Estados Unidos da América. Participam 13 outros procuradores ex-officio: O padre Geral e os seus conselheiros.
LFS