Jesuítas: Alberto de Brito é o novo provincial

Novo responsável máximo da congregação em Portugal e Moçambique toma posse em julho

Lisboa, 11 abr 2011 (Ecclesia) – O padre Alberto de Brito vai ser o novo responsável da Companhia de Jesus (Jesuítas) em Portugal e Moçambique, cargo de que toma posse na segunda quinzena de julho.

A nomeação do “provincial” foi decidida pelo superior geral da congregação religiosa católica, o padre espanhol Adolfo Nicolás, revela um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Alberto Teixeira de Brito, que nasceu em Arouca, distrito de Aveiro, a 25 de agosto de 1945, entrou na Companhia de Jesus em 1961 e foi ordenado padre em 1973, tendo-se dedicado à formação dos jovens jesuítas como Mestre de Noviços.

O religioso, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), viveu em Coimbra, Braga e Lisboa.

Além de diretor do Centro Universitário Manuel da Nóbrega (Coimbra), foi secretário do Apostolado da Oração e assistente da Comunidade de Vida Cristã, cargos que desempenhou a nível nacional.

Em 2004 foi nomeado vice-assistente mundial da Comunidade de Vida Cristã, cargo que exerceu na cidade de Roma até 2009, ano em que se transferiu para Bruxelas com as funções de diretor pastoral do Foyer Catholique Européen (Lar Católico Europeu), um centro de encontros, formação e celebrações ecuménicas cristãs.

O novo responsável, que orienta retiros de oração (Exercícios Espirituais) e cursos de relações humanas, publicou recentemente o livro “Ouvir, Falar, Amar” (edições Oficina do Livro), sobre relações humanas e comunicação interpessoal, resultante de uma entrevista à jornalista Laurinda Alves.

A província portuguesa da Companhia de Jesus, que atualmente abrange Portugal e Moçambique, foi a primeira a ser criada a nível mundial, em 1546, seis anos depois da fundação da congregação, por Santo Inácio de Loiola.

O cargo de provincial é ocupado desde julho de 2005 pelo padre Nuno da Silva Gonçalves.

De acordo com dados do Anuário Católico de Portugal de 2009, a província portuguesa conta com 170 membros e um bispo emérito, D. Luís Gonzaga Ferreira da Silva, antigo responsável pela diocese moçambicana de Lichinga.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top