Jerusalém, Israel, 10 abr 2012 (Ecclesia) – O anúncio da ressurreição de Jesus foi cantado em Jerusalém aos quatro pontos cardeais, revelou hoje o padre José Nuno Silva, que relatou para a Agência ECCLESIA a Semana Santa naquela cidade no blogue ‘Páscoa em Jerusalém’.
“A Páscoa em Jerusalém é que se quer a si mesma não apenas a zelar santuários preciosos da memória da fé mas implicada na transmissão da mensagem que neles se preserva e comemora a cada tempo, a todos aos quatro pontos cardeais”, sublinha o sacerdote.
A celebração do Domingo da Páscoa conclui-se na Basílica do Santo Sepulcro com uma “procissão ritual de proclamação dos trechos evangélicos mais significativos que contam a vitória de Cristo sobre a morte”, acrescenta.
A “Rotunda da Ressurreição”, situada dentro da igreja, acolhe um “pequeno edifício” sustentado por “vigas de aço”, um espaço de oito por seis metros dividido em dois compartimentos que abriga o túmulo de Jesus.
À entrada, explica, situa-se o “vestíbulo”, denominado “Capela do Anjo” porque “aí estaria sentado, em pedra que ainda se conserva” o mensageiro que, segundo a Bíblia, anunciou a ressurreição de Jesus às mulheres que tinham ido ao seu túmulo na manhã de domingo.
“A segunda câmara é a do Túmulo propriamente dito e para aqui entrar é preciso baixar-se abaixo de um metro e trinta e três, quanto mede a porta que lhe dá acesso, pedagogia para permitir olhar o Mistério do Lugar que só aos pequeninos se oferece”, refere.
RJM