Japão: Papa destaca «exemplo de fidelidade» dos primeiros mártires cristãos

Francisco recebeu hoje um grupo de bispos da Conferência Episcopal nipónica

Cidade do Vaticano, 20 mar 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje em audiência um grupo de bispos da Conferência Episcopal Japonesa, que estão em visita “ad limina” a Roma e ao túmulo de Pedro.

Na sua mensagem aos prelados nipónicos, publicada pelo serviço informativo da Santa Sé, o Papa argentino referiu São Francisco Xavier, santo espanhol do século XVI que a pedido da Coroa Portuguesa foi responsável pela introdução do cristianismo no Oriente, inclusivamente no Japão.

Francisco desafiou os bispos japoneses "a inspirarem a sua ação no modo como as primeiras comunidades cristãs daquele país receberam e conservaram a sua fé, mesmo no meio de séculos de perseguição”.

"São Paulo Miki e os seus companheiros", que foram dos primeiros mártires cristãos naquele país, são um "exemplo de fidelidade" que deve servir de alento no meio das dificuldades e desafios que o cristianismo hoje enfrenta, acrescentou.

Na sua intervenção, o Papa destacou também o esforço dos missionários que hoje continuam a dar o seu contributo para o fortalecimento da Igreja, “aos quais os bispos devem dar o seu apoio”.

Elogiou ainda o modo como as estruturas católicas do Japão têm dado ênfase ao trabalho social, caritativo ou a favor da paz, sublinhando o modo como elas têm procurado atender às necessidades das pessoas vítimas de catástrofes naturais e recordar ao mundo "o enorme sofrimento" das populações de Nagasaki e Hiroshima.

Cidades que há 70 anos foram devastadas por bombas atómicas, no final da Segunda Guerra Mundial.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top