De 27 de Julho a 2 de Agosto
O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português – da Região da Madeira promove a organização de uma actividade denominada de Jamboree «Madeira 2010», que se realiza de 27 de Julho a 2 de Agosto no Parque Florestal do Montado do Pereiro, na freguesia da Camacha.
Trata-se, segundo Carlos Gonçalves, do maior dos Jamboree já realizado na Madeira, uma vez que a última concentração, há 16 anos, reuniu 1200 participantes. “Nesta actividade teremos cerca de 1750 jovens e seus dirigentes vindos das várias regiões de Portugal, incluindo Açores e Madeira e ainda de Espanha”.
Nos dias 27 e 28 de Julho estão todos nas montagens de campo, preparando-se para a abertura oficial que decorre no dia 28 de Julho, pelas 18 horas, presidida pelo Bispo do Funchal, D. António Carrilho.
O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, e o Chefe Nacional do CNE, Carlos Alberto Pereira, vão também estar presentes.
Nos dias 29, 30 e 31 de Julho e 1 de Agosto, os vários sub-campos vão estar em actividades diversas, sendo que um terço dos jovens vai ficar em actividades em campo e os restantes em actividades de exterior (caminhadas, visita às cidades do Funchal e Machico e actividades náuticas). Estas saídas de campo serão entre as 9 e as 18 horas. No restante tempo todos os escuteiros estarão em campo.
Atelieres temáticos da responsabilidade de várias entidades tais como da Zona Militar da Madeira, da Zona Marítima da Madeira, do Parque Natural da Madeira, Serviços Ambientais da Câmara Municipal do Funchal, do Serviço Regional de Protecção Civil, dos Bombeiros Voluntários do Funchal, da Cruz Vermelha, da Liga Portuguesa contra a Sida, Polícia de Segurança Pública, energias renováveis através da BioSolar, caminho dos pés descalços pelo Hotel Atlântico dos Prazeres, são outras das iniciativas programadas.
Estão também previstos jogos radicais orientados pelos militares do RG3, fogos, jogos nocturnos, arraial madeirense e finalmente no dia 1 de Agosto, pelas 18 horas, uma celebração eucarística pelo Bispo do Funchal, seguida do encerramento oficial do Jamboree.