IV Festival SOLNEC: uma jornada de trabalho com a Comunidade Juvenil

Escolas católicas de Coimbra desenvolvem projectos solidários

Alunos e pais das Escolas Católicas da diocese de Coimbra juntaram-se na Comunidade Juvenil de S. Francisco de Assis (CJSFA), em Eiras, para a IV edição do Festival SOLNEC.

Os festivais são o culminar de campanhas de solidariedade "levadas a cabo pelas Escolas Católicas durante o ano lectivo", explica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

"Há três anos foi o Pavilhão Multiusos a encerrar a campanha a favor da Associação ACREDITAR; há dois anos encerrou-se no Colégio de Cernache a campanha a favor da APPACDM. No ano transacto o festival decorreu no Estádio Cidade de Coimbra, tendo como enfoque a Casa dos Pobres".

Muito cedo, dezenas de alunos  e pais, distribuídos pelos diversos pavilhões e espaços verdes, substituíram mobiliário deteriorado, decoraram quartos, requalificaram jardins, substituíram toda a vedação circundante e participaram ainda em jogos tradicionais e desportivos, "criando o máximo de interacção com a Comunidade, mostrando que a solidariedade é um valor desenvolvido insistentemente por estas escolas católicas".

Este festival contou com a colaboração das Associações de Pais das Escolas Católicas que "fizeram um levantamento exaustivo das necessidades, procedendo posteriormente à aquisição de novos equipamentos".

Além desta acção , ao longo do ano, foram oferecidos à CJSFA diversos utensílios, especialmente para equipar a cozinha. O espaço foi, ao longo das últimas semanas alvo de "reparações de carpintaria".

No percurso solidário desenvolvido ao longo do ano lectivo, "as diversas escolas católicas procuraram conviver com os utentes – crianças, adolescentes e jovens oriundos de famílias problemáticas".

Segundo Jorge Cotovio, coordenador do Núcleo das Escolas Católicas da Diocese de Coimbra (NEC), este evento evidencia "um projecto de solidariedade que pretende estimular nos alunos a necessidade e a obrigação de acolher e ajudar as pessoas que vivem à sua volta, sobretudo as mais desfavorecidas, de forma viverem e sentirem o dom da gratuidade".

A actividade contou também com a colaboração de entidades civis e particulares.

A sessão solene que encerra esta campanha de solidariedade está prevista para Outubro próximo. "Até lá, o NEC vai continuar a conviver com os utentes, procurando que famílias acolham crianças durante as férias".

Esta iniciativa inseriu-se no projecto Vida Nova do programa SOLNEC, visando o incremento do voluntariado dos alunos das escolas católicas junto das crianças e jovens mais desfavorecidos. Para o próximo ano, o NEC aposta num projecto com uma instituição que acolhe crianças e jovens.

O Núcleo das Escolas Católicas da Diocese de Coimbra (NEC) integra o Externato de João XXIII (Coimbra), Escola da Casa de N. S. do Rosário (Tavarede), os Colégios de S. Teotónio, S. José, Rainha Santa (Coimbra) e da Imaculada Conceição (Cernache), abrangendo cerca de 3500 alunos.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR