Iniciativa ligada ao «Átrio dos Gentios» coordenado pelo Conselho Pontifício da Cultura
Lisboa, 21 set 2018 (Ecclesia) – “A relação entre arquitetura e espiritualidade” vai estar hoje na Bienal de Arquitetura de Veneza, numa iniciativa inserida na primeira participação do Vaticano.
O evento está integrado no projeto ‘Átrio dos Gentios’, desenvolvido pelo Conselho Pontifício da Cultura, da Santa Sé, orientado para a promoção do diálogo entre crentes e não crentes.
O encontro parte do debate do tema que dá corpo à Bienal de Veneza, “Freespace”, e da encíclica ‘Laudato si’, que o Papa Francisco dedicou à questão da ecologia e da sustentabilidade.
No painel estão nomes como o presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o cardeal Gianfranco Ravasi, e quatro arquitetos de renome a nível internacional: Stefano Boeri, David Chipperfield, Matthias Sauerbruch e Mario Botta, distinguido em 2018 com o prémio ‘Joseph Ratzinger’ de Teologia.
Os intervenientes vão refletir sobre “o papel da cidade”, e da sua arquitetura, “na vida do ser humano”, tendo por base a questão ‘Babel ou Jerusalém’.
A iniciativa ‘Geometrias do Espírito: Uma viagem ente arquitetura, cultura e música’ vai decorrer na Basílica de S. Jorge Maior, situada numa pequena ilha com o mesmo nome, em frente à Praça de São Marcos, em Veneza.
Nesse local está instalado o ponto de exposição da Santa Sé na edição deste ano da Bienal de Arquitetura de Veneza, que integra uma capela projetada pelo arquiteto português Eduardo Souto de Moura.
JCP