Cidade do Vaticano, 25 jul 2015 (Ecclesia) – O patriarca da Igreja Caldeia no Iraque, líder da maior comunidade católica daquele país, vai receber o prémio internacional ‘La Traglia – Etnias e Comunidades’, da cidade italiana de Jelsi, a 27 de julho.
Segundo o Serviço de Informação do Vaticano (VIS), o prémio que D. Louis Sako vai receber destina-se a quem se distinguiu na “apreciação e atenção às tradições, ambiente, defesa dos direitos humanos e da identidade cultural e religiosa de pequenas comunidades e etnias”.
Ao arcebispo iraquiano são reconhecidos atos específicos de “diálogo inter-religioso para a unidade com outras Igrejas cristãs no Iraque e para os cristãos do Oriente Médio”.
Neste contexto, a cidade italiana de Jelsi com a distinção ao patriarca da Igreja Caldeia no Iraque pretende também alertar para o “martírio dos cristãos no Iraque, Líbia, Síria e Egito”.
Esta é a oitava edição do prémio internacional ‘La Traglia – Etnias e Comunidades’ que já teve como vencedores, por exemplo, Tara Gandhi, Dalai Lama e Gino Strada.
VIS/CB