Itália: Papa visita terra dos seus pais, em regresso às raízes

Francisco, filho de emigrantes, vai ser recebido por Carla Rabezzana, sua prima, que celebra 90 anos de idade

Cidade do Vaticano, 18 nov 2022 (Ecclesia) – O Papa vai visitar a este sábado e domingo a cidade italiana de Asti, no norte da Itália, terra natal dos seus pais, que emigraram para a Argentina após a I Guerra Mundial, anunciou hoje o Vaticano.

A viagem começa de forma privada, num encontro de Francisco com a família, por ocasião do 90.º aniversário de Carla Rabezzana, sua prima.

Já no domingo, solenidade de Cristo Rei, o Papa vai presidir à Eucaristia pelas 11h00 (menos uma em Lisboa) na Catedral de Asti, junto da comunidade diocesana de onde os seus pais partiram para a Argentina.

Após a celebração, Francisco vai até ao estádio municipal, para saudar a população e, antes de regressar ao Vaticano, vai encontrar-se com mais de mil crianças e adolescentes, acompanhadas pelos seu pais e professores.

O Papa vai receber a de cidadania honorária de Asti, sublinhando a “continuidade dos seus contactos com a família e as instituições da região”.

O portal de notícias do Vaticano entrevistou Carla Rabezzana, que completou 90 anos de idade a 8 de novembro, que prepara para o seu primo “um almoço com pratos típicos da tradição piemontesa.

“Cortaremos o bolo de aniversário no domingo, à mesa com o bispo”, acrescenta.

A ligação de ambos remonta a 1974, quando o então para Jorge Mário, estava a estudar na Alemanha e passou por Turim, para conhecer os seus parentes, passando a visitar regularmente Carla, o seu marido Ângelo, entretanto falecido, e os seus dois filhos.

“Não nos vemos há três anos, desde o final de 2019, antes da pandemia, quando fui ao Vaticano com a minha família. Depois, vamos conversar, como fazemos pelo menos uma vez por mês ao telefone, como parentes que gostam uns dos outros. Vou perguntar-lhe sobre o joelho, que agora o faz sofrer”, adianta.

As conversas incluem palavras do dialeto piemontês.

A região é também a terra natal de Rosa Margherita Vassallo, a avó do Papa, muitas vezes referida pela importância na sua formação humana e cristã.

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top