Itália: Papa visita cidade símbolo da Mafia na Calábria

Viagem de sábado inclui encontros com doentes, idosos e jovens em reabilitação

Cidade do Vaticano, 21 jun 2014 (Ecclesia) – O Papa visita este sábado a cidade de Cassano, na região da Calábria, sul da Itália, local visto como um símbolo da Mafia.

Francisco deixou o Vaticano, em helicóptero, às 07h30 locais (menos uma em Lisboa), e chegou à localidade de Castrovillari cerca de uma hora e meia depois, proferindo o seu primeiro discurso durante uma visita à prisão local.

Já em Cassano all'Jonio, após nova deslocação em helicóptero, o Papa vai visitar os doentes do Centro Residencial ‘São José Moscati’ e, em seguida, encontra-se com os sacerdotes diocesanos na Catedral de Cassano (12h00 locais), onde vai pronunciar o seu segundo discurso.

Francisco almoçará no Seminário ‘João Paulo I’ com os pobres assistidos pela Cáritas Diocesana e com os jovens assistidos pela comunidade residencial terapêutica Saman ‘Mauro Rostagno’.

Às 14h30 locais, o Papa vai visitar os idosos da ‘Casa Serena’ de Cassano all'Jonio.

A Missa que encerra a viagem será celebrada na planície de Sibari, a partir das 16h00 e Francisco regressa ao Vaticano duas horas depois.

A 21 de março, o Papa reuniu-se em Roma com centenas de representantes de uma organização que apoia vítimas de redes mafiosas e seus familiares, pedindo que a justiça "tome o lugar da iniquidade" e os criminosos se convertam.

Em poucos meses, Cassano, um dos maiores municípios daquela região, foi palco de dois crimes que comoveram o país: um menino de 3 anos foi assassinado e queimado pela 'ndrangheta (a máfia local), e o padre Lazzaro Longobardi, pároco local, foi morto com golpes de uma barra de aço, ao surpreender um assaltante.

OC

Partilhar:
Scroll to Top