Cidade do Vaticano, 28 out 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai acender, a partir de um tablet, as luzes da maior árvore de Natal do mundo, na encosta do Monte Ingino, na localidade de Gubbio, 200 quilómetros a norte de Roma, no dia 7 de dezembro.
“O Papa deve acionar o circuito elétrico em conexão vídeo. A iniciativa não tem apenas caráter turístico, é promovida todos os anos pelo grupo ‘Alberalioli’ por amor a este símbolo de fraternidade e amizade, além de devoção ao padroeiro, Santo Ubaldo, e à cidade de Gubbio”, revela a Rádio Vaticano.
Esta estrutura é inaugurada a 7 de dezembro véspera da solenidade da Imaculada Conceição, durante uma festa tradicional.
“Paciência, compreensão, gentileza, tolerância e bondade” são as qualidades que fazem surgir sentimentos que resistem aos tempos e permitem aos homens perdoar-se e manter intacta a confiança no próximo e que a organização pretende transmitir.
De recordar que, em 2011, foi o Papa emérito Bento XVI que acendeu a maior árvore de Natal do mundo, na encosta do Monte Ingino, na localidade italiana de Gubbio, a 200 quilómetros a norte de Roma.
“O efeito cromático da árvore é único em toda a região, mais de 250 pontos de luz verde traçam o perfil da árvore, com mais de 650 metros de altura, que conta com 300 lâmpadas coloridas e no topo tem uma estrela de mil metros quadrados”, acrescenta a emissora católica.
A árvore que vai ficar iluminada durante o período de Natal até depois da Epifania e dezenas de milhares de pessoas costumam visitar a região.
Esta instalação está inscrita no Livro dos recordes do Guiness desde 1991, dez anos depois da primeira instalação.
RV/CB