Francisco seguiu para Nápoles onde vai presidir à Eucaristia pelas 11h (menos uma em Lisboa)
Pompeia, Itália, 21 mar 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco realizou hoje uma breve visita ao santuário mariano de Pompeia, onde rezou em silêncio e falou de improviso à multidão que o aguardava.
Francisco rezou a ‘pequena súplica’, a histórica oração composta pelo Beato Bartolo Longo, que me 1875 levou para Pompeia a imagem da Virgem Maria do santo Rosário.
"Nós te apresentamos as nossas misérias, os tantos caminhos do ódio e do sangue, as antigas e novas pobrezas, sobretudo os nossos pecados. Em ti confiamos, Mãe de Misericórdia! Obtém-nos o perdão de Deus! Ajuda-nos a construir um mundo, segundo o teu coração"; disse.
O Papa agradeceu depois o acolhimento de tantos que o esperavam do lado de fora do santuário e pediu oração.
“Muito obrigado, muito obrigado por este caloroso acolhimento. Todos rezamos a Nossa Senhora para que nos abençoe, a vocês, a mim, ao mundo inteiro. Precisamos que Nossa Senhora nos proteja em tantas coisas. Rezem por mim, não se esqueçam”, apelou.
Nesta oitava visita pastoral em Itália Francisco seguiu para Nápoles, onde vai ainda presidir à Eucaristia na Praça do Plebiscito, pelas 11h (menos uma em Lisboa) e após a cerimónia almoça com reclusos, na prisão de Poggioreale.
A partir das 15h00, o Papa vai encontrar-se com o clero na catedral local e depois com 600 doentes das paróquias da diocese napolitana, na igreja do Jesus Novo, onde vai também encontrar-se com um número limitado de médicos e enfermeiros.
A visita pastoral a Nápoles termina com uma iniciativa à beira-mar que vai reunir jovens, idosos e famílias, com entrada livre.
Foi criado um sítio online e perfis nas redes sociais Facebook e de microblogging Twitter para publicar notícias e informações sobre a visita pastoral do Papa Francisco.
RV/SN/OC