Francisco começou mês de maio com peregrinação a santuário mariano, em Roma
Roma, 01 mai 2018 (Ecclesia) – O Papa presidiu hoje a uma celebração de oração pela paz no Santuário do Divino Amor, em Roma, na qual se evocou em particular a situação na Síria.
Francisco deslocou-se para o local de peregrinação, cerca de 20 quilómetros a sul do Vaticano, assinalando o início do mês de maio, particularmente dedicado à recitação do Rosário, na Igreja Católica.
O pontífice foi acolhido por milhares de romanos na praça em frente à Torre do Primeiro Milagre do Santuário de Nossa Senhora do Divino Amor, poucos minutos antes das 17h00 locais (menos uma em Lisboa).
Antes de entrar no antigo santuário para a oração do Terço, Francisco saudou os fiéis presentes na praça.
“Obrigado pelo acolhimento. São muito festivos! Peço-lhes acompanhem a oração, daqui. Oremos juntos. Vemo-nos depois, mas rezemos, sim? Obrigado pelo acolhimento”, disse.
Já no santuário, o Papa esteve em oração diante da imagem de Nossa Senhora dos Milagres, enquanto uma leitora repetia o seu apelo pela paz na “amada Síria”, proferido na Páscoa, na tradicional mensagem “Urbi et Orbi”.
“A luz de Cristo Ressuscitado ilumine as consciências de todos os responsáveis políticos e militares, para que se ponha imediatamente termo ao extermínio em curso, respeite o direito humanitário e proveja a facilitar o acesso às ajudas de que têm urgente necessidade estes nossos irmãos e irmãs, assegurando ao mesmo tempo condições adequadas para o regresso de quantos foram desalojados”
O Papa presidiu à recitação dos cinco mistérios dolorosos do Rosário; no final da oração, recebeu como presente um quadro com a imagem de Nossa Senhora do Divino Amor, antes de rezar uma Ave-Maria com os fiéis que estavam do lado de fora do santuário.
OC