Roma, 13 jul 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco expressou a sua “sentida e cordial participação na dor de tantas famílias”, atingidas pelo choque frontal entre dois comboios desta terça-feira, no sul do país, perto da cidade de Bari.
Num telegrama divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, lê-se que o Papa assegura “orações de sufrágio pelos que morreram tragicamente” e pede a intercessão de Deus para “uma rápida recuperação” dos feridos.
“[O Papa] confia à proteção maternal da Virgem Maria todas as vítimas e envia a sua confortadora bênção apostólica”, escreveu o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, no telegrama enviado ao arcebispo de Bari-Bitonto, D. Francesco Cacucci.
O choque frontal entre dois comboios de quatro carruagens, pelas 11h30 desta terça-feira, aconteceu na linha Corato-Andria, província de Bari, no sul da Itália, e provocou mais de duas dezenas de mortos e de 50 feridos.
Por sua vez, a presidência da Conferência Episcopal Italiana (CEI) manifestou também hoje a sua solidariedade e proximidade às famílias afetadas pelo acidente.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Igreja italiana expressa a sua consternação “pela perda de tantas vidas” e reza pela “cura” dos feridos, ao mesmo tempo que, incentiva a “todas as formas possíveis de solidariedade e partilha”.
A CEI manifesta ainda “proximidade mais sincera” ao arcebispo de Bari-Bitonto e informa que ao bispo de Andria, D. Luigi Mansi, irá destinar “200 mil euros para uma primeira ajuda de emergência”.
CB/JCP