Itália: Igrejas europeias debatem relacionamento com Islão

Entre 31 de maio e 2 de junho, estará em destaque a forma (in)tolerante como as comunidades cristãs acolhem e se relacionam com os muçulmanos

Saint Gallen, Suíça, 30 mai 2011 (Ecclesia) – Os bispos e delegados europeus responsáveis pelo diálogo interreligioso vão encontrar-se em Turim, na Itália, para debater o estado atual do relacionamento entre cristãos e muçulmanos na Europa.

De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, em destaque vai estar “a forma como cada pais europeu olha para o Islão”, e sobretudo “a influência que as imagens de violência vindas do outro lado do Mediterrâneo podem ter, na construção de um sentimento de intolerância europeia contra os muçulmanos”.

O secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), considera que se trata de uma reflexão “necessária”, para “a Igreja Católica testemunhar a sua fé numa sociedade multi-cultural e multi-religiosa” e “melhorar o seu serviço à sociedade civil europeia, na defesa de um clima de paz e respeito entre as pessoas”.

“Será uma reunião de caráter meramente pastoral, em ordem a avaliar a multiplicidade de relações estabelecidas entre as comunidades cristãs e muçulmanas, num espaço marcado por histórias e culturas diferentes” adianta ainda o padre Duarte da Cunha.

O programa da iniciativa, que terá lugar entre 31 de maio e 2 de junho, será “enriquecido” com o testemunho do presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Interreligioso, cardeal Jean Louis Tauran, que abordará o trabalho que tem sido feito no Fórum Católico-Muçulmano.

Destaque ainda para a presença do arcebispo de Tunes, circunscrição eclesiástica da Igreja Católica na Tunísia, que irá falar sobre a relação entre as duas religiões no Médio Oriente e Norte de África.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top