Itália: Fundador da Comunidade de Santo Egídio faz parte do novo Governo

Lisboa, 17 nov 2011 (Ecclesia) – O fundador da comunidade católica de Santo Egídio, Andrea Riccardi, tomou posse esta quarta-feira como ministro da Cooperação Internacional e Integração do novo Governo italiano.

Professor de história contemporânea, Riccardi, de 61 anos, mediou vários processos de paz, como aconteceu em Moçambique, contribuindo para o fim de 16 anos de guerra civil, em 1992.

“Num momento difícil, de prova para o país, onde está a decorrer um esforço comum para enfrentar a crise atual, aceitei o convite do presidente [do Executivo italiano] encarregado, Mario Monti, para fazer parte do novo Governo, na esperança de ajudar a obra de recuperação nacional”, declarou o ministro, citado pela página oficial da Comunidade de Santo Egídio.

A comunidade católica está presente em 73 países, incluindo Portugal, com projetos no domínio da cooperação internacional e da promoção da paz.

Andrea Riccardi recebeu o Prémio Carlos Magno (KarlPreis), em 2009, galardão atribuído a “pessoas e instituições que se distinguiram de forma particular na promoção de uma Europa unida e na difusão de uma cultura de paz e de diálogo”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top