Iniciativa foi promovida pela embaixada italiana junto da Santa Sé e permitirá também «apoiar crianças desfavorecidas»
Cidade do Vaticano, 05 fev 2012 (Ecclesia) – Bento XVI foi esta segunda-feira presenteado com um concerto promovido pela embaixada italiana junto da Santa Sé, por ocasião do 84.º aniversário do Tratado de Latrão, que oficializou a independência do Vaticano.
De acordo com o serviço informativo da Santa Sé, a iniciativa serviu também para homenagear o presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, que está a concluir um mandato de sete anos à frente do país, e permitirá “apoiar crianças desfavorecidas”.
Os proveitos do concerto, que chamou centenas de pessoas à sala Paulo VI, “vão ser encaminhados para a fundação Flying Angels, uma organização não-governamental liderada pelo embaixador italiano junto do Vaticano e que disponibiliza bilhetes grátis para crianças carenciadas e que necessitem de cuidados especializados”.
A independência da Santa Sé e a criação do Estado da Cidade do Vaticano foi negociada a 11 de fevereiro de 1929, pelo então primeiro-ministro italiano Benito Mussolini e pelo cardeal Pietro Gasbarri, secretário de Estado do Papa Pio XI.
Posteriormente ratificado pelo chefe da Igreja Católica e pelo rei italiano Victor Manuel III, o acordo está incluído nos chamados “Pactos de Latrão”, que possibilitaram também a criação de uma Concordata para a definição das relações civis e religiosas entre o Governo e a Igreja na Itália.
Os Pactos Lateranenses compreenderam também uma convenção financeira que proporcionou à Santa Sé a compensação pelas perdas sofridas na anexação dos Estados Pontifícios por parte da Itália, em 1870.
Os protocolos foram revistos quando o socialista Bettino Craxi era primeiro-ministro da Itália, em 1984, ano em que a Unesco concedeu à Cidade do Vaticano o estatuto de Património da Humanidade.
JCP/RJM