Cidade do Vaticano, 31 jan 2012 (Ecclesia) – Bento XVI nomeou hoje como Patriarca de Veneza D. Francesco Moraglia, bispo de 58 anos que estava até agora à frente da diocese de Spezia-Sarzana-Brugnato, na região oeste de Itália.
De acordo com um comunicado publicado pela Sala de Imprensa do Vaticano, D. Francesco Moraglia substitui no cargo o cardeal Angelo Scola, que foi recentemente escolhido pelo Papa para liderar os destinos da Arquidiocese de Milão.
O novo Patriarca de Veneza nasceu em Génova a 25 de maio de 1953, foi ordenado sacerdote aos 24 anos e prosseguiu os estudos na Universidade Pontifícia Urbaniana, em Roma, onde conclui o doutoramento em Teologia Dogmática no ano de 1981.
Depois de passagens pelo Seminário Arcebispal Maior, como prefeito, e por uma paróquia de Génova, como pároco assistente, D. Francesco Moraglia desempenhou as funções de professor na Faculdade de Teologia da Itália Setentrional e esteve à frente de diversos organismos eclesiásticos ligados às áreas das Ciências Religiosas e da Cultura.
A ordenação episcopal chegaria a 3 de fevereiro de 2008 e durante a sua permanência à frente da diocese de Spezia-Sarzana-Brugnato, assumiu também a presidência do conselho de administração da Fundação “Comunicação e Cultura” e o cargo de consultor da Congregação para o Clero.
O Patriarca de Veneza é um dos poucos Patriarcas de Rito Latino da Igreja Católica, partilhando com o Patriarca de Lisboa o privilégio perpétuo de ser nomeado cardeal no Consistório seguinte ao da sua investidura no cargo.
Após a ascensão à dignidade cardinalícia, o prelado de Veneza passa a assumir o título de Cardeal-Patriarca.
Em declarações à Rádio Vaticano, esta manhã, D. Francesco Moraglia mostrou-se preocupado em restaurar a confiança das pessoas de Veneza, numa altura em que Itália e Europa atravessam um período difícil, em termos sociais e económicos.
“A primeira missão do bispo é amar o seu povo, levar às pessoas um sentimento de proximidade”, salientou.
JCP