Participante português diz que cidade está preparada para «festa» com o Papa
Milão, Itália, 01 jun 2012 (Ecclesia) – Bento XVI chegou esta tarde a Milão, no norte da Itália, para participar nos dias finais do 7.º Encontro Mundial das Famílias (EMF), iniciado na quarta-feira, com o tema ‘A família: o trabalho e a festa’.
O avião da aeronaútica militar italiana que transportava o Papa aterrou pelas 17h05 (menos uma em Lisboa), após cerca de uma hora de voo.
José Carlos Feitor, um dos participantes portugueses no encontro de Milão, sublinha à Agência ECCLESIA que a chegada de Bento XVI vai trazer “muita gente para a festa com o Papa”, após os primeiros dias de trabalho.
A viagem acontece após um escândalo no Vaticano, que envolveu o roubo de documentos do próprio Papa, situação desvalorizada pelo interlocutor.
[[a,d,3159,Emissão 28-05-2012]]“Mesmo quando foi o caso da pedofilia as pessoas estiveram com o Papa. Isso não vai influenciar em nada”, sublinha José Carlos Feitor, que ao final do dia vai apanhar o comboio se encontrar com as famílias que vão acolher os participantes durante o fim de semana.
Famílias de mais de 100 países participaram num Congresso Teológico Pastoral que hoje se concluiu.
Simbolicamente, o conselheiro para os assuntos turísticos da Embaixada de Israel, Tzvi Lotan, ofereceu ao arcebispo de Milão, cardeal Angelo Scola, uma pequena oliveira, vinda de Nazaré, como “gesto de paz e diálogo”, noticiou a Rádio Vaticano.
Bento XVI segue agora para a Praça da Catedral, onde se vai dirigir pela primeira vez à população.
Às 19h15, o Papa assiste a um concerto, em sua homenagem, no Teatro La Scala.
Sábado, pelas 10h00, decorre a celebração de laudes, com os padres, religiosos e religiosas da diocese milanesa, na catedral local.
A seguir, Bento XVI desloca-se ao Estádio Giuseppe Meazza, também conhecido como San Siro, para um encontro com jovens.
À tarde, tem lugar uma reunião com as autoridades civis de Milão, antes da participação, pelas 20h30, na ‘Festa dos Testemunhos’ inserida no Encontro Mundial das Famílias.
O programa de domingo inclui a celebração da missa, pelas 10h00, no Parque Norte, na periferia da cidade, durante a qual o Papa deve anunciar a sede do próximo encontro; o regresso a Roma está previsto para as 17h30.
Esta é a 28ª visita de Bento XVI a localidades italianas desde o início do seu pontificado, em abril de 2005.
LFS/OC