Avellino, Itália, 29 jul 2013 (Ecclesia) – O arcebispo de Avellino, D. Francisco Marino, lamentou hoje o acidente de autocarro na região, esta domingo, que provocou a morte de 39 pessoas e deixou outras dez gravemente feridas.
Numa mensagem veiculada através da Agência SIR, o prelado mostrou-se “consternado” com o sucedido e transmitiu às “famílias que perderam os seus entes queridos a proximidade, o amor e a solidariedade” da Igreja Católica.
Um autocarro de turismo que transportava 49 pessoas despistou-se domingo ao final da tarde num viaduto da autoestrada A16, que faz a ligação entre as cidades de Nápoles e Bari, e caiu de uma altura de 30 metros.
As vítimas mortais, inclusivamente o condutor da viatura, foram transportadas para o ginásio municipal de Monteforte Irpino, em Avellino, para as autoridades procederem aos trabalhos de identificação.
D. Francisco Marino deslocou-se esta manhã às instalações para abençoar os corpos das pessoas, que perderam a vida quando regressavam a casa depois de uma peregrinação a Pietrelcina, cidade natal do padre Pio.
Este religioso italiano (1887-1968), pertencente à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, da Família Franciscana, foi canonizado em 2002 e é alvo de uma grande veneração popular no sul de Itália, sobretudo entre os doentes e desfavorecidos.
O arcebispo confiou os defuntos “à intercessão de São Pio” e pediu a todos os presentes que tenham “confiança em Deus, neste momento tão trágico”.
JCP