«Maioria de suas vítimas são pessoas inocentes» lamenta D. Oscar Maradiaga
Cidade do Vaticano, 01 ago 2014 (Ecclesia) – O Presidente da Caritas Internacional, Cardeal Oscar Maradiaga, escreveu uma mensagem sobre o conflito na Faixa de Gaza onde refere que os campos de batalha “são os bairros cheios de homens e mulheres” e pede “cessar-fogo permanente”.
“O campo de batalha são os bairros cheios de homens, mulheres e crianças, hospitais lotados de feridos e mortos, e escolas bombardeadas, inclusive quando servem de refúgio”, constatou D. Oscar Maradiaga.
“A população não tem um lugar seguro para se refugiar quando as bombas caem nessa pequena faixa de terra, densamente povoada, que é Gaza. Ali o povo vê seus filhos assassinados, seus bairros destruídos e suas esperanças de um futuro de paz dilaceradas”, acrescentou.
O Presidente da Cáritas Internacional pediu em nome da instituição “o cessar-fogo permanente” porque é o “primeiro passo no caminho para uma paz justa, baseada nas negociações, inclusive em toda a região”.
"O caminho para a reconciliação é longo, mas começa dentro de nós mesmos. O que Israel e o Hamas devem fazer é depor as armas e ver que a maioria de suas vítimas são pessoas inocentes", observou o cardeal Oscar Maradiaga.
Segundo o portal News.VA, o responsável revela que a Cáritas fornece ajuda material e espiritual ao povo de Gaza, nos momentos de necessidade e desespero, e reza pela paz na Terra Santa.
Na sua mensagem, D. Oscar Maradiaga, pede ainda oração pelas “famílias palestinas e israelitas” que perderam filhos, mães e irmãos, pelos que morreram, pelas crianças “cujas cicatrizes mentais permanecerão profundas” e pelos agentes da Caritas Jerusalém.
“Para fazer a paz é preciso coragem, muita mais do que para fazer a guerra”, relembrou o Presidente da Cáritas Internacional as palavras do Papa Francisco no encontro realizado com os presidentes de Israel e da Palestina, nos jardins do Vaticano em junho.
News.VA/CB/PR