Este foi o primeiro encontro entre a rainha e Francisco
Cidade do Vaticano, 03 abr 2014 (Ecclesia) – A rainha de Inglaterra, Isabel II, visitou hoje o Papa Francisco no Vaticano, acompanhada pelo seu marido, Filipe, duque de Edimburgo.
O encontro foi realizado no escritório do Papa, na Sala Paulo VI, em vez do Palácio Apostólico do Vaticano.
A monarca chegou atrasada, após um almoço com o presidente italiano, Giorgio Napolitano, e falou em privado com o Papa durante mais de 15 minutos.
Depois da conversa teve lugar a habitual troca de prendas: Francisco entregou à rainha de Inglaterra como presente para o seu bisneto, Jorge, uma cruz de prata sobre uma base de lápis-lazúli.
O Papa ofereceu ainda a Isabel II um decreto pontifício sobre a veneração a Santo Eduardo, o Confessor (c. 1004-1066), o penúltimo rei saxão de Inglaterra.
A soberana britânica retribuiu com a oferta de um cesto com vários produtos, incluindo mel, sumos, ovos, carne e uma garrafa de uísque.
A rainha foi acolhida na Praça João Paulo II pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelos principais responsáveis da diplomacia da Santa Sé e pelo cardeal Cormac Murphy-O’Connor, arcebispo emérito de Westminster, Inglaterra.
Este foi o primeiro encontro entre Francisco e Isabel II, rainha que já se encontrou em Roma com João Paulo II (2000) e João XXIII (1961), tendo recebido Bento XVI no Reino Unido, em setembro de 2010.
Ainda como princesa, Isabel encontrou-se com o Papa Pio XII, em 1951.
OC