A Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres terminou este Sábado, dia 15 de Agosto, o seu XI Capítulo Geral sob o lema: “Proclamar a força que nos vem do Alto em sinais de Esperança.
O Capítulo, iniciado a 8 de Agosto, realizou-se em Elvas, na Casa Mãe. Contou com a presença de delegadas provenientes dos vários cantos do mundo (Timor, México, Itália, Moçambique e Portugal) além de dois leigos (um do Movimento Concepcionista Secular e outro do Grupo Missão Mundo) na sessão de Abertura.
A Congregação foi envolvida na preparação do Capítulo, ao longo de três anos reflectindo e reelaborando o Directório Geral.
Este tempo forte foi precedido de uma semana Pré-Capitular que decorreu em Fátima nos dias 26 a 29 de Julho, seguida de 8 dias de retiro.
O Capítulo Geral, que é a autoridade máxima na Congregação, elegeu como Superiora Geral a Irmã Maria Ivone Mourão Coelho.
A Ir. Ivone era a mestra de noviças e Postuladora da Causa de Madre Maria Isabel da Santíssima Trindade.
O Conselho ficou composto pelas seguintes Irmãs: Célia Maria Pedrosa Cabecinhas; Gramesinda Pereira Barroso; Maria Filomena Ventura Fernandes e Vitória Jaquete Paulo Uache
Amélia Martins