Encontro Ibérico está a mobilizar jovens das mais diversas paragens
Depois do Encontro Europeu em Lisboa, no final de 2004, vamos reunir-nos este ano no Porto, de 13 a 16 de Fevereiro, para celebrar juntos as Fontes da Alegria, no louvor, na partilha e no testemunho.
Neste segundo Encontro Ibérico de Jovens (depois do que teve lugar em Sevilha, em Maio do ano passado), milhares de jovens vão procurar aprofundar a compreensão do mistério da fé e empenhar-se para transformar o mundo e partilhar a alegria de viver.
Do norte ao sul de Portugal, de Coimbra à Madeira, de Faro aos Açores, e mesmo nas comunidades emigrantes de diferentes países, já há muitas centenas de jovens portugueses a preparar-se para ir passar o fim-de-semana de Carnaval ao Porto. Também em Espanha, há grupos a preparar peregrinações em várias cidades.
E, do Brasil à Polónia, do Chile à Lituânia, da Noruega à Eslovénia, do Reino Unido à Sérvia, passando pela Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França, Itália ou Hungria, as inscrições não param de chegar à nossa caixa de correio electrónico em Taizé!
O Encontro Ibérico será assim alargado a todos os que se queiram juntar a nós nesta aventura que iremos viver na Invicta.
Eu e o irmão Cristian estaremos no Porto a partir de dia 1 de Fevereiro. Juntamente com os jovens voluntários, nas duas semanas que precedem o Encontro Ibérico, teremos orações quotidianas às 19 horas, de Segunda a Sexta-feira, no centro do Porto, na Igreja de S. José das Taipas (Rua Doutor Barbosa de Castro).
Todos são bem-vindos a estes momentos de oração, que vão marcar a última etapa da preparação da peregrinação de confiança ao Porto.
O irmão Alois chegará a Portugal directamente da Ásia, onde vai participar no Encontro de Manila. E um pequeno grupo de irmãos juntar-se-á a nós, indo de Taizé ao Porto para os quatro dias do Encontro.
Irmão David, Comunidade de Taizé
Programa
(As inscrições terminam no próximo dia 15 de Janeiro de 2010)
Sábado | 13 de Fevereiro
11:00-14:00 – Recepção e envio dos participantes às paróquias e às famílias de acolhimento
18:00 – Fórum musical de acolhimento
19:00 – Jantar
21:00 – Oração
23:00 – Regresso às famílias
Domingo | 14 de Fevereiro
Missa nas paróquias
Descoberta da comunidade local (antes ou depois da missa)
– Almoço com as famílias de acolhimento
16:00-18:00 – Workshops no centro da cidade
19:00 – Jantar
21:00 – Oração
23:00 – Regresso às famílias
Segunda-feira | 15 de Fevereiro
09:00 – Oração nas paróquias
Grupos de reflexão e partilha
Descoberta dos sinais de esperança nas paróquias
– Piquenique nas paróquias
14:15 – Oração nas igrejas do centro da cidade
16:00-18:00 – Workshops no centro da cidade
19:00 – Jantar
21:00 – Oração
23:00 – Regresso às famílias
Terça-feira | 16 de Fevereiro
09:00 – Oração nas paróquias
Grupos de reflexão e partilha
Descoberta dos sinais de esperança nas paróquias
– Almoço partilhado nas paróquias, com as famílias de acolhimento
16:00 – Partida