Irlanda: Papa associou-se a jornada em defesa da vida

«Cultivar a vida, aceitar a morte» foi o tema do Day for Life

Cidade do Vaticano, 05 out 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco desejou que o Dia pela vida (Day for Life), na Irlanda, origine um “novo reconhecimento” que o direito à vida é o “fundamento do desenvolvimento humano integral” e a medida de uma sociedade “compassiva”.

“Imitemos Deus protejamos, tutelemos, defendamos cada vida humana, em particular as dos mais débeis e vulneráveis: doentes, idosos, nascituros, pobres e marginalizados”, escreveu o Papa que recordou os ensinamentos de São Francisco de Assis na mensagem enviada aos bispos irlandeses.

A Irlanda celebrou o Dia pela vida (Day for Life) este domingo, 4 de outubro, com o tema do «Cultivar a vida, aceitar a morte» defendendo a dignidade da vida humana desde a conceção até a morte natural.

Por sua vez, os prelados irlandeses publicaram um documento onde destacaram “os notáveis progressos médicos e tecnológicos” que permitem que os doentes crónicos recebam tratamentos salva-vidas e pelos quais se deve “estar agradecido”.

Contudo, recordam que todos, “mais cedo ou mais tarde, devem morrer” e que esses progressos levaram a “decisões complexas sobre os tratamentos médicos adequados” às pessoas em fim de vida e os bispos sugerem duas atitudes.

“Amamos a vida porque cada pessoa é amada por Deus e cada vida é um dom precioso que nunca deve ser destruído ou descuidado. De facto, é um erro acelerar ou provocar a morte, porque Deus nos chamará no tempo devido”, é a primeira.

A segunda atitude é “aceitar a morte”, o que significa que é necessário evitar a “obstinação terapêutica” quando os tratamentos “não fizerem efeito ou até prejudicarem os pacientes”.

Para os bispos irlandeses nestas situações é importante que as pessoas se guiem por duas questões: “Esta decisão ama a vida? E aceita a inevitabilidade da morte?”

“É preciso procurar responder que sim a ambas porque a vida é um dom de Deus e a morte é uma porta de acesso a uma nova vida com Ele”, conclui o documento da Igreja na Irlanda pela celebração do Day for Life.

OR/CB/

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR