Irlanda: Papa aceita renúncia de bispo de Derry por motivos de saúde

Lisboa, 23 nov 2011 (Ecclesia) – Bento XVI aceitou hoje a renúncia do bispo irlandês Séamus Hegarty, de 71 anos, com base no segundo parágrafo do cânone 401 do Código do Direito Canónico, que prevê situações de “saúde precária” ou “outra causa grave”.

Após o anúncio da Santa Sé, o bispo emérito da diocese de Derry (www.derrydiocese.org), onde se encontrava desde 1994, emitiu uma declaração, apresentando como motivo para o pedido de dispensa o seu “estado de saúde”, que o impede de cumprir as suas “obrigações”.

D. Séamus Hegarty diz ter enviado ao Papa a carta de renúncia “juntamente com os relatórios médicos oferecidos por especialistas”.

O governo da diocese fica entregue, nos próximos dias, a um “colégio diocesano de consultores”, constituído por oito padres, até que seja eleito um administrador.

Derry foi uma das dioceses da Igreja Católica na Irlanda a ser afetada por uma série de casos de abusos sexuais de menores, por parte de membros do clero e em instituições eclesiais.

Esta situação levou o Papa a escrever uma carta aos católicos irlandeses, em março de 2010, admitindo falhas “na aplicação das normas do direito canónico codificado há muito tempo sobre os crimes de abusos de jovens” e “sérios erros no tratamento das acusações”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top