Iraque: Papa lança apelo à paz e ao diálogo

Francisco preocupado com notícias «muito dolorosas» que chegam do país

Cidade do Vaticano, 29 jun 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco lançou hoje um apelo ao diálogo e à paz no Iraque, mostrando-se preocupado com a situação no país, envolto num conflito militar.

“As notícias que chegam do Iraque são infelizmente muito dolorosas. Uno-me aos bispos do país para apelar aos governantes que, através do diálogo, se possa preservar a unidade nacional e evitar a guerra”, disse, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a recitação do ângelus.

Francisco mostrou-se próximo de milhares de famílias, “especialmente cristãs”, que tiveram de deixar os seus lares e “estão em grave perigo”.

“A violência gera mais violência, o diálogo é o único caminho para a paz”, realçou, antes de convidar os presentes a rezar à Virgem Maria para que “guarde o povo do Iraque”.

Os rebeldes sunitas liderados pelos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS) controlam áreas a norte e ocidente de Bagdade, incluindo a segunda cidade do país, Mossul, e todos os postos fronteiriços com a Síria e a Jordânia.

A possível divisão do país em três partes (xiita, sunita e curda) tem merecido a oposição da Igreja Católica no Iraque, que acusa as “potências estrangeiras” de perseguirem apenas os seus próprios interesses.

O Papa recordou ainda a celebração da solenidade litúrgica de São Pedro e São Paulo, dois “grandes pecadores” cuja vida foi transformada pela Palavra de Deus.

“Também no nosso caso, o encontro com a Palavra de Cristo é capaz de transformar completamente a nossa vida. Não é possível ouvir esta palavra e ficar parado no mesmo lugar, ficar bloqueado nos hábitos”, declarou.

Francisco pediu orações pelos arcebispos metropolitas que esta manhã receberam na Basílica de São Pedro o pálio, uma insígnia litúrgica de honra e jurisdição.

O Papa saudou os promotores da iniciativa que encheu de tapetes floridos a principal avenida que liga o Vaticano a Roma e recordou que hoje, na Itália, decorre a recolha de donativos para o chamado ‘Óbolo de São Pedro’, destinada a apoiar as iniciativas de caridade do pontífice.

Francisco concluiu com outro agradecimento aos organizadores do espetáculo de fogo-de-artifício que esta tarde vai decorrer no castelo Sant’Angelo, em Roma, cujas receitas se destinam a uma iniciativa em favor de jovens na Terra Santa.

OC

Partilhar:
Scroll to Top