D. Fernando Filoni encontra-se com famílias atingidas pela violência do «Estado Islâmico»
Cidade do Vaticano, 31 mar 2015 (Ecclesia) – O cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos (Santa Sé), está a visitar o Iraque para levar a solidariedade do Papa às atingidas pela violência do autoproclamado ‘Estado Islâmico’.
O Vaticano explica que o apoio material se destina a pessoas obrigadas a deixar as suas casas, sobretudo em Mossul e na planície de Nínive, que encontraram refúgio na região autónoma do Curdistão, graças à ajuda da Igreja Católica.
“Admirei e senti-me edificado com a generosidade de muitos”, disse o cardeal Fernando Filoni ao jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, falando numa lição de humanidade e de fé.
O responsável da Santa Sé esteve no Iraque em agosto de 2014 e volta agora para levar a ajuda concreta do Papa Francisco às famílias cristãs e a outros grupos perseguidos pelos jihadistas.
A viagem começou na capital da Jordânia, em duas paróquias que acolhem refugiados iraquianos, independentemente da sua religião.
Antes do cardeal italiano, os refugiados no Iraque receberam a visita de uma delegação do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’ e da Congregação para as Igrejas Orientais, entre os dias 26 e 29 deste mês.
O grupo foi liderado pelo subsecretário do ‘Cor Unum’, monsenhor Segundo Tejado Muñoz, segundo o qual a iniciativa serviu para “conhecer diretamente a realidade das perseguições suportadas pelas minorias cristã e yazidi”.
OC