Cidade do Vaticano, 06 jan 2021 (Ecclesia) – Moqtada al-Sadr, chefe do grupo político sadrista, com representação no parlamento iraquiano, criou um comité com o objetivo de “restabelecer a justiça” e restituir bens expropriados aos cristãos.
“Foi criado Comité para restituir bens expropriados dos cristãos, com o objetivo de restabelecer a justiça, pondo fim às violações que afetam os direitos de propriedade dos irmãos cristãos”, informa o portal do Vaticano.
Este fenómeno de “apropriação ilegal de casas de cristãos” foi uma prática que se consolidou graças à conivência das autoridades e o líder xiita comunicou esta intenção nos primeiros dias do ano.
Na declaração são “indicados os nomes dos colaboradores escolhidos como integrantes do Comité, bem como os endereços de e-mail e contas do Whatsapp para os quais os cristãos possam enviar documentos de propriedade de imóveis – casas e terrenos – tirados ilegalmente nos últimos anos por outras pessoas ou grupos”.
No domingo, uma delegação enviada pelo líder xiita iraquiano visitou o patriarca caldeu, D. Louis Raphael Sako para “oferecer ao líder da Igreja caldeia uma mensagem de felicitações pelo Natal, juntamente com uma cópia do documento com o qual o líder xiita constituiu o Comité”, pode ler-se.
SN