Lisboa, 01 Fev (Ecclesia) – Uma diocese católica do norte do Iraque está a planear a construção de uma universidade e de um hospital, como “símbolos de esperança” num país dilacerado pela guerra.
A notícia é avançada pelo arcebispo de Erbil, Bashar Warda, em declarações à organização internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
As estruturas estão previstas para Ankawa, um subúrbio da capital curda de Erbil, tendo o governo regional dado a garantia de cedência de duas parcelas de terreno para a construção.
O arcebispo Warda disse à AIS que as pessoas chegam ao norte do Iraque, junto à fronteira com a Turquia, “a partir de locais onde a violência é real e estão a receber o dom de se poder viver em relativa segurança”.
Assim, acrescentou, “eles próprios estão dispostos a oferecer o dom dos seus serviços a uma região que tem tantas carências”.
Neste momento, a Igreja local promove uma campanha de angariação de fundos, apelando à solidariedade os governos do Ocidente, instituições de caridade e ONG’s.
“Nós não queremos os cristãos a deixar o Iraque. É claro que a nossa sociedade precisa de escolas, universidades e hospitais, e isso proporciona uma oportunidade para incentivar os cristãos a construir um futuro para eles aqui”, indica D. Bashar Warda.
As sucessivas ondas de assassinatos, sequestros e outros tipos de violência, obrigaram um grande número de cristãos a fugir de Bagdad e Mossul, em busca de refúgio, especialmente no norte, que se encontra sob o controlo do governo regional curdo.
AIS/OC