Iraque: Arcebispo de Erbil relata que comunidade cristã continua a precisar de ajuda, 10 anos depois de Estado Islâmico ocupar cidade de Mossul

«[Os jovens] pedem empregos, não apenas doações», diz D. Bashar Warda

Foto: ACN

Lisboa, 18 jun 2024 (Ecclesia) – O arcebispo D. Bashar Warda, de Erbil (Iraque), denunciou que a comunidade cristã no país continua a precisar de ajuda, 10 anos depois dos grupo terrorista Estado Islâmico capturar a cidade de Mossul.

Numa mensagem enviada à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), divulgada hoje, o arcebispo fala que a comunidade necessita de toda a ajuda possível para “manter a chama da fé cristã” bem viva naquela região, numa altura em que muitos cristãos já deixaram o país ou planeiam fazê-lo, face às dificuldades económicas persistentes.

“[Os jovens] pedem empregos, não apenas doações”, indica.

D. Bashar Warda agradece ainda aos benfeitores da AIS que, num contexto global, apoiaram a sobrevivência da comunidade cristã, que há 10 anos atravessou um período conturbado na história.

“A resposta da Fundação AIS tornou possível que ajudássemos aqueles que precisavam. Rezamos por vocês e por todos os nossos benfeitores. Rezamos para que tudo o que vocês doarem se multiplique de forma que sirva às necessidades do povo”, manifestou.

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre lembra o momento entre 4 e 10 de junho de 2014, em que o grupo terrorista Estado Islâmico capturou a cidade de Mossul e as aldeias a norte e a sul.

A tomada da cidade “provocou um êxodo em massa de cristãos, yazidis e de membros de outras minorias religiosas no país”, recorda a AIS, “antecipando a trágica invasão e ocupação também das terras bíblicas da Planície de Nínive”, em agosto daquele ano, com cerca de 100 mil pessoas, na maioria cristãs, a serem expulsas.

A Fundação Pontifícia ajudou cerca de 13.200 famílias que fugiram para a arquidiocese do arcebispo de Erbil e, mais tarde, após a derrota dos jihadistas, apoiou na reconstrução das aldeias cristãs.

A Universidade Católica de Erbil tem, segundo D. Bashar Warda, um papel especial na promoção da unidade cristã na região; fundada em 2015 e apoiada pela Fundação AIS, esta é a única universidade católica no Iraque.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top