IPSS com plano de contingência

A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) disponibilizou no seu portal “Solidariedade” (www.solidariedade.pt) o plano de contingência das IPSS para fazer face ao avanço da pandemia da Gripe A-H1N1.

Entre os vários documentos apresentados, encontra-se informação básica e recomendações sobre a Gripe A e sua prevenção, o Plano Operacional dos Estabelecimentos Integrados e normas para “avaliar o risco e manter a actividade”.

Este Plano prevê a existência de uma sala para o eventual isolamento de utentes ou cuidadores que evidenciem sinais de gripe A, durante a permanência no Estabelecimento, até contacto com a Linha Saúde 24 ou delegado de saúde.

Destaca-se a informação para IPSS que acolhem idosos e o Plano de Contingência para Creches e Estabelecimentos de Ensino. O objectivo é implementar medidas com o objectivo de diminuir a disseminação da infecção.

No caso das Creches e escolas, recomenda-se aos profissionais que sigam as orientações do Ministério da Saúde, nomeadamente as difundidas através do portal www.dgs.pt, e que se reforce o plano de higiene da instituição escolar, de forma a tornar exequíveis as medidas aconselhadas (lavagem das mãos, toalhetes descartáveis, etc).

A CNIS procura ainda ajudar a prever o absentismo dos funcionários e colaboradores durante a pandemia e definir estratégias e procedimentos para prevenir a propagação da gripe no local de trabalho.

As IPSS são assim aconselhadas a preparar uma resposta operacional no sentido de minimizar as condições de propagação da pandemia de gripe A e manter os serviços essenciais em funcionamento, face aos possíveis efeitos da pandemia, nomeadamente o absentismo dos profissionais.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top