Revista bianual aposta na qualidade gráfica e nos conteúdos
«INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja» é a nova publicação do Secretariado Nacional dos Bens Culturais. O número 1 vai ser lançado e apresentado esta Quarta-feira no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
A publicação, incidindo nas diversas áreas de actuação do sector, “pretende ser mais um meio de divulgação e valorização do vasto património histórico e artístico nacional”, sendo da responsabilidade do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja.
Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA refere as apostas na qualidade gráfica e nos conteúdos.
O número de estreia abre com uma secção de investigação, com ensaios do bispo Carlos A. Moreira Azevedo e Nuno Resende, a que se segue um Portfolio sobre Marfins, escolhidos por Carla Alferes Pinto.
Em destaque, apresenta-se ainda um conjunto de obras de vários pontos do país, analisadas por diversos especialistas e investigadores nacionais.
O projecto «Rota das Catedrais», desenvolvido em parceria com o Ministério da Cultura, será abordado em caderno temático, no qual se destaca a entrevista ao Secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle.
O espaço de opinião na revista é inaugurado por Rui Vieira Nery, com o artigo «Salvar o património de música sacra portuguesa».
A publicação apresenta ainda uma selecção de livros e agenda de eventos.
A revista estará disponível para venda em todo o país pelo valor de 9 €.
Imagem: capa do número 1 da revista «INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja»