Inundações: Papa pede solidariedade para vítimas

Bento XVI lembra desastres naturais da América Latina ao sudeste asiático

Cidade do Vaticano, 09 nov 2011 (Ecclesia) – Bento XVI apelou hoje à “solidariedade” para com as vítimas das inundações em várias partes do mundo, “da América latina – em particular a central – ao sudeste asiático”, pedindo um “espírito generoso” no apoio às populações.

“Quero manifestar a minha proximidade a todos os que sofrem por causa destes desastres naturais, ao mesmo tempo que convido à oração pelas vítimas e os seus familiares, bem como à solidariedade”, afirmou.

Na audiência pública desta semana, no Vaticano, o Papa recordou os que são afetados por “enchentes, inundações e deslizamentos de terra” nos últimos tempos, que provocaram “numerosos mortos, deslocados e desalojados”.

A mensagem, pronunciada em italiano, deixou votos de que “as instituições e os homens de boa vontade colaborem, com espírito generoso, no socorro às milhares de pessoas provadas por tais calamidades”.

O número de mortes na Tailândia ultrapassou os 525, numa altura em que a água continua avançar sobre a capital por causa das inundações mais graves dos últimos 50 anos, que deixaram ainda 2,9 milhões de desabrigados.

Pelo menos 100 pessoas morreram e duas permanecem desaparecidas pelas inundações que afetam o Vietname, qualificadas como as piores da década, informaram hoje as autoridades locais.

Na América central, mais de 90 pessoas morreram e centenas de milhares ficaram desalojadas por causa das chuvas que atingem a Guatemala, Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica.

A Itália também sofre com a chuva que atinge principalmente as regiões sul e noroeste: em Génova, as inundações provocaram a morte de seis pessoas; as regiões da Ligúria e da Toscânia foram afetadas pelas inundações, que fizeram dez mortos e provocaram elevados danos materiais.

OC

Partilhar:
Scroll to Top