Lisboa, 10 fev 2016 (Ecclesia) – O portal Cristo Jovem (CJ) propõe para a Quaresma a campanha ‘ZAP’ que consiste na publicação semanal de uma mensagem/partilha feita por “individualidades convidadas”, como jornalistas, escritores e sacerdotes, e foi apresentada hoje ao público.
“Se por um lado procura tornar a internet num espaço de paragem, de oração, de meditação e reflexão, mas sobretudo de evangelização, por outro, procura também levar os jovens a um maior envolvimento neste tempo litúrgico”, explica Miguel Mendes, da direção e comunicação do Cristo Jovem.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, informa que, “seguindo os moldes de anos anteriores”, a edição deste ano conta com participantes como a diretora de comunicação do Santuário de Fátima, a jornalista Carmo Rodeia, a escritora Alice Vieira e o vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, o padre José Tolentino Mendonça.
Esta caminhada começa hoje Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma, com a mensagem de Nuno Pacheco Sousa, membro da equipa CJ e coordenador da campanha, e vai terminar na Semana Santa.
Sobre o nome para esta caminhada quaresmal – ZAP – o portal Cristo Jovem assinala que “parece pouco comum ou mesmo despropositado”, até “contrário” ao espírito do tempo litúrgico, mas explica que pretende contrariar a lógica do comodismo de quem faz zapping frente à televisão.
“A forma facilitadora da internet, ou de um simples telecomando, ou de qualquer outro aparelho eletrónico, pode-nos levar a um desleixe, ou a uma habituação de espetadores inertes, vendo, ouvindo, consumindo, e nada produzindo, não se sentido interpelados”, contextualiza o comunicado.
Neste contexto, para contrariar esta situação, “todas as semanas desta Quaresma” contam com uma carta que é dirigida aos jovens com “valiosos pontos de vista” que “podem ajudar a sair do sofá”.
CB