Alcantarilha, Faro, 05 jun 2012 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral das Vocações da Diocese do Algarve apresentou no sábado o seu novo canal no YouTube, o mais conhecido sistema de partilha de vídeos na internet.
O canal, que estará disponível em breve, vai contar com os testemunhos do padre António de Freitas, sacerdote diocesano, e das irmãs Leonor Bernardino, carmelita missionária, e Virgínia Maria da Ressurreição, carmelita descalça, revela o jornal Folha de Domingo.
O diretor do departamento das Vocações, padre Pedro Manuel, afirmou que no próximo ano pastoral, a partir de setembro, o canal vai ter mais ofertas: “Estamos a pensar num retiro ‘online’ com, por exemplo, uma reflexão diária durante 15 dias para que cada pessoa possa ter um momento diário de oração”.
A nova ferramenta poderá servir também para anunciar iniciativas de cariz vocacional como orações, vigílias e encontros, acrescentou.
A apresentação do canal decorreu depois de um grupo de 32 jovens católicos da diocese ter feito a pé o percurso de dois km entre a estação ferroviária de Alcantarilha e a Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral.
A iniciativa organizada pela Pastoral Vocacional algarvia retomou a narrativa bíblica de um agricultor que espalha sementes à medida que vai caminhando, imagem que traduz a necessidade de anunciar a mensagem cristã para que ela cresça em quem a ouve.
Os participantes, a que se juntaram nove ciclistas, receberam um saco de trigo, um caderno de apontamentos e sugestões de reflexão para um itinerário constituído por três paragens, nas quais leram e meditaram numa passagem da parábola evangélica.
O diretor do Secretariado da Pastoral Vocacional pediu aos participantes para descobrirem a sua missão na Igreja: “Para uns poderá ser a vivência comunitária das suas paróquias; (…) para outros poderá ser, a partir da sua disponibilidade interior, a vida consagrada ou o sacerdócio”, refere o jornal Folha de Domingo.
RJM