Internet: Edições Salesianas apostam na «linguagem descomplicada» para projeto «Juvenil 2.0» (c/vídeo)

Após mais de 40 anos em edição impressa, revista migrou para online onde estão os jovens

Lisboa, 09 out 2018 (Ecclesia) – ‘Juvenil 2.0’ é um projeto digital das Edições Salesianas para os mais jovens, que os convida a “crescer e a viver” os desafios do dia-a-dia através de diversos conteúdos publicados num sítio online e redes sociais.

“O fator distintivo é linguagem descomplicada dos assuntos do dia a dia; Queremos ser a entidade que tem recursos interessantes e ajudou a crescer, a pensar na vida de outra forma”, afirma a gestora do projeto, Carla Santos.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o elemento da direção editorial do projeto online ‘Juvenil 2.0’ explica que “o mundo digital e a adolescência” são um “desafio muito complexo” e o portal das Edições Salesianas quer “crescer em comunidade, nesta comunidade digital”.

“Queremos estar próximos dos jovens e dar voz a eles mesmos, falar das coisas que os inquietam, mas também dar outra perspetiva sobre o mundo, ajudar a refletir, pensar mais sobre questões do quotidiano, da escola, do próprio crescimento”, desenvolve.

Segundo Carla Santos, “é um desafio captar a atenção” do público-alvo, por isso, recorrem a diferentes formas de linguagens como “texto, vídeo” e fotografia.

“Toda esta atenção tecnológica, aceleração dos tempos faz com que estejamos sempre atentos ao que passa no mundo, e é importante estar onde eles estão”, acrescenta.

A revista ‘Juvenil’ de junho de 2016 foi a última edição em papel, após 49 anos de edição contínua, por decisão da direção da publicação, “conscientes do ambiente digital, e dos ambientes em rede, surgiu a ideia de evoluir e migrar para esse ambiente digital”.

O projeto online nasceu em junho de 2017 e funciona em “regime de colaboração”, onde todos os que queiram colaborar podem “mandar mensagem e manifestar o seu interesse”.

A gestora lembra que começou por ser “acolhido muito bem” primeiro pelos catequistas, que “têm mandado mensagens a dizer que estão a partilhar”, por exemplo a caminhada de advento, e verificam o “efeito cadeia”, onde o amigo do amigo gosta e assim tem também efeito multiplicador de visibilidade.

O projeto pertence à Província Portuguesa da Congregação Salesiana – Sociedade de S. Francisco de Sales, fundada por São João Bosco (1815-1888) orientada principalmente para educação da juventude – e, Carla Santos salienta que surge como complemento ao encontro “nos grupos de jovens, na escola, no colégio, como uma extensão dessa atmosfera educativa”.

A antiga revista que migrou para a internet, para além do sítio online está também no youtube e nas redes sociais – facebookinstagram e twitter.

PR/CB/OC

“Juvenil é um projeto de conteúdos dirigido aos mais jovens, desde notícias da atualidade nacional e internacional até as últimas tendências da moda, tecnologia ou cinema, o objetivo é captar tudo aquilo que se passa no mundo dos adolescentes”

Juvenil 2.0’.

 

 

Partilhar:
Scroll to Top