Internet aproxima doadores e instituições de solidariedade

A oferta de bens para os mais necessitados poderá ser feita através de um novo «site» premiado pela Microsoft (com vídeo)

Usar a Internet para oferecer bens que já perderam a utilidade para os seus proprietários, mas que são essenciais para as pessoas mais desfavorecidas, é um dos objectivos do «site» «Sharing Spot» (local de partilha).

O projecto, concebido por André Barbosa, David Mota e Tiago Barbosa, estudantes da Universidade da Beira Interior (Covilhã), com o apoio dos professores Gaël Dias e Simão Melo de Sousa, foi premiado por um concurso nacional organizado pela Microsoft.

Quando o «site» estiver operacional, qualquer pessoa pode inserir uma fotografia do que pretende oferecer – por exemplo, livros, roupa, comida, mobiliário; a partir desse momento, os objectos ficarão disponíveis para serem requisitados pelas instituições de solidariedade social, que se responsabilizam pela sua distribuição.

Os bens poderão ser procurados por categoria, data de oferta e localização. O contacto em tempo real entre doador e destinatário é uma das funcionalidades que será disponibilizada, assim como a possibilidade de traçar o itinerário entre a localização de quem oferece e o endereço da instituição receptora. O «site» permite igualmente a utilização através de telefones e agendas portáteis com conexão à Internet.

A ligação deste projecto à Microsoft permitirá chegar aos utilizadores do «Messenger», rede social criada por aquela empresa de programas informáticos que conta com milhões de aderentes em todo o mundo. Para o professor Gaël Dias, "todos nós, membros [dessa] comunidade (…), podemos ser benfeitores graças ao «sharing spot», a uma distância de um clique".

A investigação dos estudantes foi desenvolvida em colaboração com os departamentos de acção social das câmaras municipais do Fundão e da Covilhã e com a Caritas desta cidade. As instituições que já estão envolvidas no projecto e aquelas que se vierem a juntar ganharão "uma capacidade melhorada de captação de bens para a doação (localização dinâmica, levantamento, estado, etc.) assim como uma gestão e um controlo melhorado do próprio processo da doação com análise estatísticas", explicou Gaël Dias.

Além de aproximar as pessoas e facilitar o estabelecimento de amizades reais, o «site» possibilitará que as instituições de solidariedade passem a trabalhar em rede, aumentando a sua eficiência e colaboração mútua.

Site «Sharing Spot» (experimental)

Entrevista aos criadores

Partilhar:
Scroll to Top