O Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE) assinalou a 15 de Novembro o dia do seu patrono, Santo Alberto Magno.
As cerimónias evocativas, antecipadas para 13 de Novembro, iniciaram-se com uma sessão solene presidida pelo arcebispo de Évora, D. José Alves. O encontro contou com a presença do prelado de Beja, D. António Vitalino, do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, do dignitário emérito dessa diocese, D. Manuel Madureira Dias, além da maioria dos docentes e actuais alunos do Instituto.
No Conselho Geral do ISTE, ocorrido no mesmo dia, foi discutida a necessidade de adaptar os estatutos e o regulamento ao processo de Bolonha, que deverá ser aplicado devido ao protocolo estabelecido com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
Formação de seminaristas, padres e leigos
Para o presidente do Instituto, Cón. José Maria Palos, “a grande prioridade e a principal razão de ser do ISTE continua a ser a formação filosófica, teológica e pastoral dos candidatos ao sacerdócio das três dioceses do Sul”.
“Praticamente todos os anos há alunos finalistas que são ordenados presbíteros”, referiu o sacerdote da arquidiocese de Évora, que mencionou igualmente as iniciativas de formação permanente do clero.
Outro campo importante é a formação dos leigos. Este ano chegou a estar prevista a abertura da Licenciatura em Ciências Religiosas, em regime de «b-learning», orientada a partir de Lisboa pela Faculdade de Teologia da UCP.
“Feita uma abordagem inicial para tentar perceber se haveria candidatos que justificassem a abertura de um pólo em Évora, chegámos à conclusão que tal não seria possível. Além disso, nunca ficou claro a sustentabilidade económica de um curso desta natureza”, explicou o presidente do ISTE.
O Cón. José Morais Palos garantiu que “o Instituto colaborará, sempre que possível, na formação dos leigos”, adiantando que “estamos a trabalhar” para que em 2010/11 possa reabrir em Évora um curso de formação básica, com duração de dois ou três anos, em regime pós-laboral, incluindo um ou dois encontros por semana.
Alteração no quadro de docentes
Durante a cerimónia foi recordado o contributo prestado pelo professor Augusto Silva, que terminou as suas funções no ISTE, e saudou-se a chegada de um novo docente, o Pe. Hermínio Rico, que entrou na comunidade de Évora da Companhia de Jesus.
Seguiu-se uma conferência proferida por Francisco José Senra Coelho. O arcebispo de Évora encerrou a sessão.
As comemorações terminaram com a celebração da missa, na capela do Seminário, a que se sucedeu um jantar convívio.