Indulgência plenária durante Ano do Papa Celestino V

A Penitenciaria Apostólica concedeu, em nome de Bento XVI, uma indulgência plenária especial aos fiéis que, seguindo as condições estabelecidas, rezarem diante dos restos mortais do Papa São Celestino V, em Auila, durante o “Ano Celestino”, prestes a começar.

Este ano será inaugurado amanhã, dia 28 de agosto, na cidade italiana, duramente atingida pelo terramoto de 6 de Abril, pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, e concluir-se-á no dia 29 de Agosto de 2010.

O jubileu acontece por ocasião dos 800 anos do nascimento desse Papa, cujo nome era Pietro Angeleri da Morrone (1209-1296). Celestino V, monge que fundou em Abruzzo (Monte Morrone) a Ordem dos Celestinos, passou à história por renunciar voluntariamente ao ministério como Bispo de Roma após 5 meses de pontificado, para voltar à vida eremítica. Morreu na prisão, por ordem do Papa que o sucedeu.

Celestino V também é conhecido pela promulgação da Perdonanza (Perdão). Após ser eleito Papa, do Monte Morrone, o Santo chegou montado num asno à cidade de L’Aquila, levado por Carlos II de Anjou, rei de Nápoles, e seu filho, Carlos Martel.

Como dom para todo o povo, Celestino decidiu que receberiam a remissão dos pecados e a absolvição da pena aqueles que, confessados e sinceramente arrependidos, visitassem a basílica de Collemaggio, nesta cidade, entre as vésperas do dia 28 e do dia 29 de Agosto.

D. Giuseppe Molinari, arcebispo de L’Aquila, explicou hoje aos microfones da Rádio Vaticano que este ano, por causa do terremoto, “acontecerá uma Perdonanza sóbria”, reduzida ao essencial”, como preferia São Celestino.

Mais informação em http://www.perdonanza-celestiniana.it

Redacção/Zenit

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top