Cerimónia oficial de boas-vindas decorre esta quarta-feira, em Jacarta, após dia de descanso de Francisco
Jacarta, 03 set 2024 (Ecclesia) – O Papa vai ser recebido esta quarta-feira no Palácio Presidencial de Jacarta, para a cerimónia oficial de boas-vindas à Indonésia, onde chegou hoje, após um voo de cerca de 13 horas, desde Roma.
O discurso inicial da viagem ao país com mais muçulmanos, no mundo, acontece pelas 10h35 (04h35 em Lisboa), perante autoridades políticas e representantes da sociedade civil.
A agenda papal prossegue na Nunciatura Apostólica, pelas 11h30, para um encontro privado com jesuítas, gesto habitual nas viagens internacionais do primeiro Papa da Companhia de Jesus na história da Igreja.
Já de tarde, Francisco vai encontrar-se com os bispos, membros do clero e de institutos religiosos, seminaristas e catequistas, na Catedral de Nossa Senhora da Assunção.
Pelas 17h35 decorre o encontro final desta quarta-feira, que reúne o Papa com jovens das ‘Scholas Occurrentes’, na Casa da Juventude “Grha Pemuda”, onde Francisco vai repetir um gesto feito em Portugal, em agosto de 2023, para concluir uma obra de arte coletiva que celebra a diversidade.
Esta manhã, o Papa foi recebido na Nunciatura Apostólica, em Jacarta, por um grupo de 40 pessoas que incluía órfãos, idosos, pobres e refugiadoso, assistidos por religiosas dominicanas, pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados e pela Comunidade de Santo Egídio.
O portal de notícias do Vaticano informa que, entre eles, havia uma família de refugiados do Sri Lanka, que sobreviveu a naufrágios, e um refugiado rohingya.
Este encontro foi o único compromisso do Papa no primeiro dia da viagem, dedicado ao descanso de Francisco, com 87 anos de idade, após um voo com mais de 11 mil quilómetros.
A viagem mais longa do atual pontificado leva o Papa à Indonésia (3-6 de setembro), Papua-Nova Guiné (6-9 de setembro), Timor-Leste (9-11 de setembro) e Singapura (11-13 de setembro).
Em Jacarta, o Papa vai visitar esta quinta-feira a Mesquita Istiqlal, a maior do sudeste asiático, com capacidade para mais de 120 mil pessoas.
OC