Escultura que representa «unidade na Diversidade» vai marcar encontro com jovens das «Scholas Occurrentes» em Jacarta
Lisboa, 02 set 2024 (Ecclesia) – O Papa vai repetir na Indonésia o gesto de dar a última pincelada a uma obra de arte coletiva, como fez em Cascais, em agosto de 2023, durante um encontro com jovens das ‘Scholas Occurrentes’ em Jacarta, esta quarta-feira.
O movimento educativo internacional lançado globalmente em 2013, por Francisco, chegou à Indonésia para alargar “a sua missão de transformar a vida dos jovens através de metodologias educativas inovadoras que incorporam a tecnologia, o desporto e as artes”, indica uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O comunicado refere que, com base no sucesso da criação da obra de arte coletiva mais longa do mundo em Cascais, que o Papa concluiu a 3 de agosto de 2023, a Scholas promoveu um “novo desafio artístico na Indonésia”.
O projeto ‘Hati Polyhedron’ tem como objetivo “criar uma escultura que simbolize o coração da Indonésia, refletindo a rica diversidade cultural do país”.
Cada face do poliedro conta as histórias dos seus participantes, combinando educação, arte e tecnologia para simbolizar a forma como cada indivíduo contribui para uma comunidade global mais vibrante e significativa”.
A obra de arte, que representa o lema nacional da Indonésia, “Bhinneka Tunggal Ika” (Unidade na Diversidade), envolve um total de 1500 participantes, com três tipos de materiais – elementos naturais, elementos em tecido e elementos reciclados – para se alinhar com as mensagens ambientais das encíclicas do Papa Francisco.
“Estes materiais foram cuidadosamente selecionados para refletir o compromisso de cuidar da nossa casa comum e de enfrentar os desafios climáticos”, precisa a nota de imprensa.
Francisco vai acrescentar um objeto pessoal a este poliedro, como toque final, “reforçando a ligação entre arte, tecnologia e comunidade”.
O encontro com jovens das ‘Scholas Occurrentes’ vai decorrer esta quarta-feira, na Casa da Juventude “Grha Pemuda”, pelas 17h35 locais (11h35 de Lisboa).
OC