Indonésia: Bispo emérito de Leiria-Fátima celebra Semana Santa na ilha das Flores

O bispo emérito de Leiria-Fátima vai participar nas celebrações da Semana Santa na ilha indonésia das Flores, território que mantém tradições portuguesas na Páscoa e ao qual chama de “reserva do catolicismo” num país maioritariamente muçulmano.

“A ilha das Flores é uma reserva do catolicismo num país em que 80 por cento da população [cerca de 216 milhões de habitantes] são muçulmanos”, afirmou à Agência Lusa D. Serafim Ferreira e Silva, explicando que se trata de “uma ilha perto de Timor-Leste à qual os portugueses deram o nome Flores e onde deixaram centenas de palavras, tradições e a fé”.

O prelado, que vai em nome do bispo residente de Leiria-Fátima e se faz acompanhar pelo antigo reitor do Santuário de Fátima, mons. Luciano Guerra, participa nas celebrações da Semana Santa na diocese de Larantuka, um legado deixado pelos missionários portugueses que ali se fixaram no século XVI.

Isso mesmo foi explicado pelo bispo emérito de Díli, D. Carlos Ximenes Belo, num texto publicado pela Agência Ecclesia em 2008. Larantuka “foi das primeiras missões abertas pelos dominicanos portugueses em finais do século XVI”, aos quais se deve a criação da Confraria de Nossa Senhora do Rosário que ainda hoje persiste.

Redacção/Lusa

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top