IndieLisboa: Igreja distingue «Lacrau»

Filme de João Vladimiro recebe Prémio Árvore da Vida 2013

Lisboa, 28 abr 2013 (Ecclesia) – O filme ‘Lacrau’ (2013), de João Vladimiro recebeu este ano o Prémio Árvore da Vida, com que a Igreja Católica marca presença há quatro anos no IndieLisboa, festival internacional de cinema independente.

A distinção que privilegia os valores humanos e espirituais presentes nas curtas e longas metragens a concurso na competição nacional foi anunciada durante a cerimónia de entrega dos prémios da 10.ª edição do festival, que decorreu este sábado no grande auditório da Culturgest, em Lisboa.

Os jurados aplaudiram a “viagem espiritual”, a “força da experimentação”, “o poder evocativo do silêncio” e a “estética narrativa sonora” do documentário de 99 minutos, que também ganhou a secção da competição nacional.

“Estamos muito preocupados com o dinheiro em geral, e ‘espiritual’ é uma palavra interessante e calha-me bem, gosto”, disse João Vladimiro ao receber o prémio.

“A víbora é surda e o lacrau não vê, assim é e assim será, tal como o campo é calmo e a cidade agitada e o ser humano impossível de satisfazer”, escreve o cineasta portuense nascido em 1981 na nota de apresentação do trabalho filmado sobretudo em Covas do Monte, São Pedro do Sul.

A distinção, no valor de dois mil euros, resulta de uma parceria entre os Secretariados Nacionais da Pastoral da Cultura e das Comunicações Sociais, da Igreja Católica.

Os membros do júri atribuíram também uma menção honrosa ao documentário ‘Rhoma Acans’ (2012), expressão romani que significa ‘Olhos Ciganos’, realizado por Leonor Teles, finalista de Cinema.

O vídeo de 12 minutos “aborda de forma livre, sem dogmas, mas também sem rejeição, a dificuldade de se libertar de uma tradição”, lê-se na declaração do júri composto por Inês Gil, professora universitária de Cinema, Margarida Ataíde, crítica de Sétima Arte, e Rui Jorge Martins, jornalista da Pastoral da Cultura e da Agência ECCLESIA.

SNPC/OC

Partilhar:
Scroll to Top