"Medidas concretas" para travar as contínuas ameaças e a violência é o pedido feito pelos cristãos do Estado indiano de Orissa ao governo federal, depois da recente visita do ministro do Interior, Palanniapan Chidambaram, aos campos para refugiados situados no distrito de Kandhamal.
Segundo a Rádio Vaticano, o ministro verificou pessoalmente as condições em que são obrigadas a viver milhares de pessoas que fugiram das suas casas, depois dos ataques de extremistas hindus, em 2008.
Chidambaram expressou pesar pela violência sofrida pela população e acrescentou que as autoridades se irão empenhar para garantir justiça e apoio à população: "Os responsáveis pelas violências serão punidos. Eu peço que voltem para as vossas casas e recomecem as vossas vidas. O governo central e o de Orissa farão tudo para eliminar os obstáculos que impedem o regresso".
A comunidade cristã acolheu com cautela as palavras do ministro. O secretário-executivo da Comissão Justiça, Paz e Desenvolvimento da Conferência Episcopal Indiana, Padre Nithiya Sagayam, destacou que se registam novos casos de ameaças e violência contra os cristãos.
Departamento de Informação da Fundação AIS