Índia: Ativistas de grupo radical atacaram edifício cristão

Lisboa, 13 jan 2015 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) revela que “ativistas” de um grupo radical hindu “atacou e vandalizou” o edifício que serve de igreja e de centro de apoio à comunidade cristã na cidade de Jehanabad.

“O incidente lançou o pânico entre a pequena comunidade cristã que pediu de imediato a proteção das autoridades policiais”, revelou hoje a AIS sobre o ataque deste domingo.

A fundação pontifícia explica que “aparentemente” o ataque foi uma forma de protesto dos ativistas do grupo Bajrang Dal contra a conversão de “hindus pobres” pelos cristãos de Jehanabad.

Para as autoridades, acrescenta a AIS no seu sítio online, as conversões são “infundadas” e fonte da polícia comentou que “não há nenhuma evidência” destes atos.

Para além de igreja para a comunidade cristã de Jehanabad, cidade  a cerca de 50 quilómetros de Patna, o edifício é usado também como local de sociabilização.

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre destaca que desde “meados de novembro” de 2014 que cerca de duas centenas de hindus pobres, “na sua maioria ‘Maha dalits’ – ou os mais pobres dos pobres, dos “dalits”, os intocáveis” -, ter-se-ão convertido ao cristianismo “em todo o Estado”.

AIS/CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top