Concerto solidário «Juntos por Todos» reuniu mais de um milhão de euros
Lisboa, 29 jun 2017 (Ecclesia) – A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) agradeceu o apoio da população, após a angariação de 1 milhão e 153 mil euros paras as vítimas dos incêndios florestais da região centro.
Os donativos foram recolhidos na noite de terça-feira e ao início da madrugada de quarta-feira, no âmbito do concerto solidário ‘Juntos por Todos’, que se realizou no MEO Arena, em Lisboa.
O presidente da UMP elogio a “mobilização fantástica” que manifestou o “verdadeiro espírito de solidariedade do povo português”.
“As Misericórdias Portuguesas agradecem a todos os artistas, técnicos, equipas de produção e todas as pessoas e entidades que estiveram envolvidas e que trabalharam arduamente para a concretização de uma causa solidária que pretende melhorar a vida de todas as famílias afetadas por esta grande tragédia” afirma Manuel de Lemos, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A UMP criou um Grupo de Trabalho de emergência, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Montepio e da Sonae Sierra que está já a fazer o levantamento das necessidades mais prementes da população.
A instituição está a trabalhar “em estreita articulação com os serviços da Segurança Social, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e as Câmaras Municipais e Misericórdias de Pedrógão Grande, e Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Sertã e Penela”.
A UMP reafirma, em comunicado que “todos os recursos angariados (financeiros e outros)” nas diversas iniciativas serão “investidos no apoio direto às famílias afetadas pelos incêndios florestais da região centro de Portugal”.
Em todo o território português existem atualmente 387 Misericórdias, algumas com mais de 500 anos de existência.
OC