Os incêndios «são um problema moral», afirma no semanário ECCLESIA
Lisboa, 15 set 2017 (Ecclesia) – O bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Manuel Linda, considera que Portugal é a "vergonha da Europa" na questão dos incêndios que assolam o país na época do verão.
Com o título «Os incêndios são um problema moral», D. Manuel Linda assina um artigo de opinião na última edição do Semanário ECCLESIA onde aborda a questão dos fogos que consomem bens e vidas dos portugueses.
"Somos a vergonha da Europa. Nos outros países, também há incêndios. Mas não com a dramaticidade dos nossos", afirma o bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança.
Para D. Manuel Linda, por algum motivo, este ano, “quase metade da área ardida aconteceu num Portugal que representa menos de 1% da superfície da Europa” e com "um contínuo crescendo de vítimas, quase sempre mortais.
“Nada pode justificar esse número «obsceno» de quase setenta, desde o acidente de Pedrógão até aos que os combatiam”, sublinha.
"É por isto que os incêndios são um problema moral. Não somente na óptica dos incendiários, que esses, como diz o povo, são uns «desalmados»". Se se tratar de cristãos, não deveriam ser readmitidos à vida eclesial sem uma longa penitência pública, tal como acontecia na Igreja primitiva", defende D. Manuel Linda.
Para o bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, os incêndios são um "problema moral" porque é o nome de Portugal está em causa, por "causa do imenso esforço que se pede a quem os combatem" e pelo número de vítimas.
"Quem assume a responsabilidade destas mortes, o sofrimento dos queimados, os custos dos tratamentos, a dor dos familiares?", pergunta D. Manuel Linda no artido publicado no semanário ECCLESIA.
LFS/PR