Incêndios: Paróquia de Priscos promove campanha solidária para agricultores afetados pelas chamas

Projeto reverte para a região de Arouca onde o fogo consumiu «98 por cento da área de pastoreio disponível»

Braga, 23 ago 2016 (Ecclesia) – A paróquia de Priscos, em Braga, está a promover uma campanha de apoio aos agricultores do concelho de Arouca, uma das regiões portuguesas mais afetadas pelos incêndios deste verão.

Segundo uma nota publicada online pelo serviço informativo da Diocese de Braga, o projeto visa a “recolha de rolos de palha destinada à alimentação de animais”, uma vez que as chamas consumiram “, nas zonas de serra” do referido concelho.

“Dos 328 quilómetros quadrados que constituem o município de Arouca, arderam 170 quilómetros quadrados, o que arruinou 58 por cento da floresta local. A autarquia estima que os prejuízos globais para a economia local ascendem a 120 milhões de euros”, pode ler-se.

Esta campanha solidária, que teve origem “num pedido de um agricultor de Priscos, Martinho Matos”, tem associada a si o projeto “Presépio ao Vivo de Priscos”, que todos os anos atrai inúmeros turistas à região, por ocasião do Natal.

Os rolos de palha podem ser entregues nas instalações do ‘Presépio ao Vivo de Priscos’, junto à Igreja Paroquial de Priscos, em Braga.

O padre João Torres, pároco de Priscos, espera que esta iniciativa permita “reunir várias toneladas de palha”, durante as próximas semanas.

Todos os agricultores de Priscos estão mobilizados na concretização desta campanha solidária, juntamente com a comunidade católica local.

“Sabemos que os agricultores da região de Braga também passam por dificuldades, mas ser solidário é isso mesmo, ajudar quando também precisamos de ser ajudados”, realça Martinho Matos.

Este agricultor destaca a onda de solidariedade que se está a gerar e que deverá contribuir para levar uma ajuda “significativa” aos colegas da região de Arouca.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR