Capelão da Liga dos Bombeiros Portugueses divulgou mensagem em vídeo na qual defendeu que avaliações sobre atuação e prevenção devem ser feitas só depois da época de fogos
Brasil, 14 ago 2025 (Ecclesia) – O cardeal D. Américo Aguiar, capelão da Liga dos Bombeiros Portugueses, agradeceu hoje aos bombeiros e a quem combate no terreno os incêndios que lavram em Portugal e pediu a união de todos para combater o “inimigo”.
“Não é o momento de achar, não é o momento de emitir juízos, não é o momento de criar painéis e criar discussões sobre quem sabe mais e quem é mais especialista, seja em lá sei o quê. É o momento de todos juntos combatermos o inimigo e o inimigo são os incêndios”, afirmou D. Américo Aguiar, numa mensagem em vídeo enviada à Agência ECCLESIA.
O bispo de Setúbal considera que só depois da época dos fogos é que deverá ser feita uma avaliação junto das autoridades, do Estado e dos técnicos para “tomar decisões em relação ao que correu mal para que corra bem” e “àquilo que é a prevenção”.
Também a participação criminosa, “por doença, por maldade, por crime de tantos irmãos e tantas irmãs”, na origem dos incêndios, deve ser avaliada, observa o capelão da Liga dos Bombeiros Portugueses.
“Mas isso tudo depois da época de incêndios e de termos superado e vencido os incêndios que infelizmente abalam Portugal”, sublinhou, lembrando também Espanha, Albânia e tantos outros países que sofrem com os fogos.
Na mensagem, D. Américo Aguiar manifesta o seu agradecimento “às bombeiras e aos bombeiros”, bem como a associações humanitárias, voluntários, sapadores, Proteção Civil, Forças Armadas, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, entre outros.
Também dizer-vos que rezo por todos e cada um, e de modo especial também pelas nossas comunidades, pelas aldeias recônditas, pelas freguesias, por todos aqueles territórios que vemos o sofrimento e testemunhamos a aflição de quem sente necessidade de ser socorrido”, referiu.
Fazendo referência à imagem Senhor do Bonfim, trazida de Portugal ao Brasil, onde se encontra o cardeal, no âmbito de celebrações jubilares, o bispo conta que nestes dias se tem lembrando dos “navegadores”, “dos fortes heróis portugueses”, que nas barcas, nas caravelas, nos navios, “romperam o Atlântico com coragem e com determinação” chegando até àquele território.
“Pois os bombeiros e as bombeiras lembram-me essa heroicidade, lembram-me essa nobreza, essa elevação de irmãos e irmãs que colocam as suas vidas ao dispor e ao serviço de todos, todos, todos”, salientou.
D. Américo Aguiar pediu ainda que se honre o lema dos bombeiros “Vida por vida”.
Portugal encontra-se em situação de alerta devido ao risco de incêndio rural desde 02 de agosto e prolonga-se até domingo.
A área ardida este ano é nove vezes maior do que no mesmo período do ano passado e a segunda maior desde 2017, informa a Lusa.
LJ/PR
Notícia atualizada às 19h24
Brasil: D. Américo Aguiar encerrou comemorações da chegada do Senhor do Bonfim a Salvador